terça-feira, 15 de março de 2011

Inspiration Board ou Quadro de Inspiração para sua festa - o que é e como fazer


Um Quadro de Inspiração é uma colagem de imagens que representam o conceito da sua festa dentro da paleta de cor escolhida. É muito útil para fazer com que outras pessoas visualizem aquilo que você inicialmente estava apenas imaginando ou desejando. Ele pode ser usado pra diversas finalidades, como para decorar ambientes, criar a arte de um filme ou para o planejamento da sua festa.


Nesse último caso, ele pode ser usado como orientação para contratação de serviços terceirizados como decoração, bolo, doces, arranjos florais, fotógrafos ou simplesmente para seu planejamento.
O quadro deve ilustrar questões concretas como o esquena de cores escolhido pra festa, também chamado de paleta, o tema e as idéias de decoração. Mas ele deve refletir também elementos mais imateriais como o clima, se será algo intimista ou grandioso, e o estilo o da festa, se será mais rústico ou clássico, por exemplo.


Para criar o seu Quadro de Inspiração, primeiro navegue bastante e selecione toda e qualquer imagem que traduza a imagem da festa que você deseja. Essa é a fase mais demorada do processo. Depois dessa fase de pesquisa, você precisará definir algumas coisas como o tema da festa, a paleta de cor, o estilo e o clima desejado. Depois é necessário que você revise as imagens de referências selecionadas e escolher entre elas as que ainda se encaixam no perfil de festa que você definiu.




Com a seleção mais afinada, você terá que escolher os elementos essenciais para representar o conceito e imagem da sua festa. Você pode usar quantas imagens quiser, mas é importante fazer uma boa seleção e eleger por volta de uma dúzia. Isso faz com que você não se perca e deixe o quadro muito genérico.
Lembre-se que é importante que a colagem que você produzir tenha exatamente a paleta de cor escolhida para a festa. Você pode até acrescentar pequenos retângulos das cores, mas os objetos também devem seguir esse esquema de cor. Pra isso, use uma busca especializada em imagens como o Google Imagens (http://www.google.com/imghp) ou o Idée Search Lab (http://labs.ideeinc.com/) para encontrar fotos de objetos que você queira usar nas cores desejadas.

Tudo isso pronto é hora de montar a colagem e você pode escolher entre várias ferramentas:
  • Algum programa de edição de imagens que você tenha no computador como o Photoshop;
  • Dr. Pic (http://drpic.com/) – Aplicativo online para edição de fotos. Não possui recurso específico de colagem.
  • O aplicativo do Picasa (http://picasa.google.com/) que possui um recurso chamado Collages;
  • Aplicativos web em sites online sobre casamento como Style Me Pretty (http://www.stylemepretty.com/), Dessy (http://www.dessy.com/) ou Wedding Wire (http://www.weddingwire.com/), que são grátis mas exigem que você seja um usuário registrado.
  • Image Spark (http://imgspark.com/) – aplicativo web de colagem grátis.
  • MosaicMaker (http://bighugelabs.com/mosaic.php)– aplicativo web grátis em que você escolhe um template para fazer uma colagem com suas fotos. Os modelos de template são muito básicos.
Num próximo post vou elaborar um Inspiration Board para uma festa fictícia para exemplificar mais detalhadamento o processo de escolha das imagens e montagem final do quadro. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Discorde. Concorde. Mande beijo.
E obrigada por comentar!