sábado, 12 de fevereiro de 2011

Muito melhor que a ficção

Sobre a maternidade, as mudanças e os amigos

A maternidade muda tudo. Muda a forma como você vê o mundo e interage com ele. E muda a forma como o mundo vê você e se relaciona com esse seu novo momento. As mudanças estão por toda parte: na lista de compras, na organização da geladeira, na rotina, nos horários, nas prioridades, nas presenças e nas ausências.

Por mais que você soubesse que essa mudança iria acontecer, ela vai surpreender. Ela vai pegar você pelo pé e vai sacudi-la até você ficar tonta. Não tem como estar preparada. Assim como não tem como não assimilar tudo isso, mais cedo ou mais tarde.

A maternidade tem o poder de apurar. Só fica quem for capaz. E muitos ficam, se modificam conosco. Uns viram tios e tias. Alguns nos dedicam um cuidado ainda mais especial. Outros continuam sendo exatamente como sempre foram. Há amigos de todos os tipos. E eles fazem muita diferença nesse momento. Conte com eles e conte pra eles, porque muitas vezes eles não sabem muito bem quando podem aparecer e participar.

A maternidade também tem o poder de renovar. Novas sensações, hábitos, valores, razões e novas amigas e amigos passam a habitar essa parte recém inaugurada do seu universo.

É claro que no novo, não cabe todo o velho. Mas, muitas vezes, a escolha nem é sua. Tem sempre aquele amigo ou amiga que desaparece depois do parto. É o tipo “pariu, morreu”. Toda mãe tem um caso assim pra contar. Contar, arquivar e esquecer! Porque há muita coisa nova pra ocupar esse espaço, que dirá esse tempo.

Ninguém está dizendo que você vai gostar de tudo. Na verdade, você não vai. É preciso abrir mão de coisas que você considerava divertidas. E, a princípio, você vai achar que está tudo de pernas pro ar na sua vida. Talvez realmente esteja, mas você vai ver que, depois de um tempo, tudo volta a sua órbita natural sem grandes esforços. E quando você menos imaginar, já terá um novo estilo de vida pra chamar de seu. E não há nada mais delicioso que essa sensação de reconstrução. Você, seu BB, sua família e seus amigos dentro da bolha que vocês juntos foram capazes de reinventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Discorde. Concorde. Mande beijo.
E obrigada por comentar!